segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Diga não ao roubo do nosso patrimônio e dos nossos direitos!










De 1 a 7 de setembro será realizado um grande plebiscito em todo o país. É o Plebiscito Popular cujo principal tema é a anulação da privatização da Vale do Rio Doce. Além desse tema, serão abordadas ainda três questões muito importantes para o povo brasileiro: as dívidas externa e interna, a tarifa de energia elétrica e a reforma da Previdência.

Mais de 60 entidades, entre organizações e movimentos sociais de quase todos os estados do Brasil, estão organizando o plebiscito: o Jubileu Sul, as Pastorais Sociais da Igreja, o MST, a Consulta Popular, a Conlutas, a Intersindical, o Grito dos Excluídos, a MAB e muitas outras. Por isso, em todo o país, haverá campanha e urnas para a votação. Participe!
Veja as quatro perguntas:

1. Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce – patrimônio construído pelo povo brasileiro – foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o poder judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?

2. O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?

3. Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até 8 vezes mais que as grandes empresas?

4. Você concorda com uma reforma da Previdência que retire direitos dos trabalhadores / as?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá a vocês da APEOES de Sorocaba e parabéns pela iniciativa.
Sobre a questão número 1, eis uma reportagem:
Quarta-feira, 29 de Agosto de 2007
FHC é réu em ação que aponta o sumiço de 9,6 bilhões de toneladas de minério de ferro da Vale

Apenas um fato, entre vários, já justifica perante a justiça anular o processo de privatização:

O "sumiço" de 9,688 bilhões de toneladas em reservas de minério de ferro.

Em maio de 1995, a Vale informou oficialmente à Securities and Exchange Commission - SEC, órgão responsável pela fiscalização do mercado de ações norte-americano - que suas reservas de minério de ferro nas minas do Sistema Sul, todas localizadas em Minas Gerais, totalizavam 7,918 bilhões de toneladas.

No edital de venda da empresa (item 6.5.1), o Sistema Sul aparece com apenas 1,4 bilhão de toneladas, ou seja, 6,518 bilhões de toneladas a menos.

A Vale informou à SEC que as reservas minerais do complexo de Carajás, situado no Pará, eram de 4,970 bilhões de toneladas.

No edital, as reservas de Carajás foram estimadas em 1,8 bilhão de toneladas - 3,170 bilhões de toneladas a menos."

Se você quiser consultar a movimentação do processo acima no TRF1 clique no link:
http://www.trf1.gov.br/Processos/ProcessosTRF/ctrf1proc/ctrf1proc.asp?proc=199939000073039

Saudações

Anônimo disse...

Parabéns APEOESP SOROCABA,é bom ver q vcs estão juntos conosco em nossa luta,q é árdua e permanente,continuem com esses propósitos e feitos,pois só assim alcançaremos nossoa ideais,e quem sabe um dia possamos dizer com satisfação,EU SOU PROFESSOR,EU SOU GENTE,abraços e bjos a todos os conselheiros e representantes,Náli.